Artigos

Você conhece os tipos de propágulos formados após a fermentação líquida submersa de fungos filamentosos?

Para a formulação de produtos biológicos a base de fungos filamentosos, produzidos por fermentação líquida submersa, é desejada a formação de estruturas de resistência. Conhecendo as características dos microrganismos é possível modular a fermentação e induzir a formação destas estruturas capazes de aumentar o shelf life do produto.

Conheça as estruturas dos fungos filamentosos:

Hifa – é a unidade básica do fungo, um conjunto de hifas forma um micélio;

Conídio – é a forma mais comum de reprodução assexuada do fungo, são livres e externos;

Clamidósporos – são propágulos que apresentam uma estrutura de resistência, com parede celular mais espessa, com reserva de nutrientes e após a sua formação apresentam o metabolismo lento;

Blastósporos – são propágulos de células leveduriformes, resistentes a dessecação, normalmente apresentam características mais infectivas quando comparados com conídios aéreos formados em fermentação em fase sólida;

Microescleródios – propágulo que apresenta estrutura de resistência. Após a dessecação do fungo, quando reativado para uso na agricultura, apresentam características mais infectivas, fazendo com que o produto tenha um maior shelf life.

Biotech Business possui ampla expertise no desenvolvimento e otimização em Bioprocessos e Formulações em Biológicos. Entre em contato e conheça nossas Soluções Biológicas.

From Lab, to Farm

Receba conteúdos exclusivos

Artigos Relacionados

Qual a diferença entre CIP e SIP nos processos industriais?

Qual o futuro do Mercado Global dos Produtos Biológicos?

5 principais vantagens no uso dos Produtos Biológicos para a Agricultura

Qual a importância das Formulações para os Produtos Biológicos Agrícolas?